Conheça 8 Frutas maravilhosas que emagrecem e promovem saúde

Não é segredo para ninguém que a fruta é uma ótima fonte de energia e nutrientes. Uma dieta rica em frutas fornece todos os nutrientes necessários para o seu corpo, imensos benefícios para uma boa saúde em geral e ainda ajuda a perder uns bons quilinhos.

Aqui ficam 8 frutas – umas mais ricas em carboidratos para elevar os seus níveis energéticos; outras menos calóricas que ajudam a promover a perda de peso. É importante lembrar antes de ficar maravilhada com o potencial dessas frutas, que o consumo excessivo de fruta pode engordar.

1. Morangos

MorangosOs Morangos estão repletos de antioxidantes e enzimas anti-inflamatórias. Possuem também fibra suficiente para impulsionar a sua digestão e ajudar a regular o trânsito intestinal.

Segundo alguns especialistas os morangos promovem ainda a produção do hormônio adiponectina e a leptina. Estes hormônios estão associados à queima de gordura e ao sistema metabólico. Uma maior produção desses hormônios resulta em uma maior taxa metabólica e uma maior perda de peso.

São uma excelente opção para introduzir com alguma frequência na sua dieta.

2. Banana

bananaAs Bananas são ideais para pessoas que querem perder ou manter o peso através de uma boa nutrição. A banana confere o sustento nutritivo e a força que o seu corpo requer para enfrentar o desgaste diário e ao mesmo tempo é muito útil no processo de emagrecimento.

São uma excelente fonte de carboidratos, vitamina C, vitamina B, potássio e fibras. Podem ser um pouco mais calóricas do que algumas das outras frutas, no entanto, o consumo moderado pode trazer grandes benefícios para quem quer emagrecer.

A combinação de energia natural, vitaminas, minerais e fibras presentes nas bananas ajudam a controlar o apetite e a mantê-lo saciado durante mais tempo, especialmente o triptofano, um aminoácido que combate aquele desejo compulsivo que algumas pessoas têm pelos doces.

Ótima para consumir no café da manhã para elevar os níveis de energia.

3. Maçã

MaçãAs maçãs são baixas em calorias e gordura, têm baixo teor de sódio, além de conter vitaminas, minerais e fibra. As suas propriedades podem ajudar você a perder peso de várias maneiras.

A fibra nas maçãs, especialmente a casca, ajuda você a se sentir mais saciado porque se expande e permanece mais tempo em seu estômago, como resultado, você come menos comida para satisfazer sua fome.

Comer uma maçã antes das refeições pode reduzir a ingestão de calorias durante o seu jantar – e a quantidade pode ser significativa. Segundo o que a Revista ”Appetite” concluiu, o consumo de uma maçã antes da refeição pode diminuir sua ingestão calórica em cerca de 15%.

Essa deve ser uma das frutas mais presentes na sua dieta e pode ser consumida a qualquer hora do dia.

4. Melancia

melanciaA melancia é uma excelente opção para incluir na sobremesa. Ter aquele sentimento de satisfação quando está fazendo dieta é muito complicado. Fica sempre com fome depois das refeições porque está comendo menos que o habitual.

Como é doce, a melancia pode satisfazer o seu desejo por um docinho e ainda substituir outras sobremesas carregadas de calorias. É também composta por 92% de água, o que é por si uma vantagem, visto que a água ajuda a encher o estômago criando uma sensação de saciedade e reduz a vontade de comer.

Outra grande vantagem da melancia no processo de emagrecimento é que esta contém muito poucas calorias. É considerada uma fruta de calorias negativas, ou seja, seu corpo vai gastar mais calorias no processo de digerir a melancia do que as calorias provenientes da própria melancia.

Muito boa fruta para comer quando está com desejo de doces e a precisar de hidratação.

5. Toranja (grapefruit)

toranjaJá foram realizados alguns estudos sobre a toranja e a sua relação com a perda de peso. Em um desses estudos, realizado na universidade “Johns Hopkins” nos Estados Unidos, um grupo de pessoas com excesso de peso, consumiu diariamente toranja durante 13 semanas e conseguiram perder quase 10 quilos sem alterar nada mais em seu estilo de vida.

Muitos comentários se seguiram a esses estudos e muitos especialistas concluíram que a perda de peso ocorreu porque a água proveniente das toranjas fez com que as pessoas se sentissem cheias mais tempo e como consequência comeram menos.

No entanto, o importante é que elas emagreceram, então aqui fica mais um alimento que pode incluir (com moderação) na sua dieta.

Excelente para hidratar o seu corpo pode ser introduzido na sua dieta com alguma frequência.

6. Ananás – Abacaxi

Ananas-AbacaxiSe precisa de algo realmente doce para se sentir satisfeito o ananás pode ser o substituto perfeito das sobremesas processadas cheias de açúcar e alto valor calórico.

Essa sua característica de combate à fome (especialmente dos doces) não é o único ponto forte do ananás. Ele é também um alimento altamente diurético e ajuda bastante o processo digestivo.

Outra coisa boa sobre o abacaxi é que ele contém a enzima Bromolina – que é um agente anti-inflamatório natural bom para sua pele e músculos. Então, nesse aspeto – o abacaxi pode ser considerado uma defesa natural contra a celulite.

O abacaxi, por ter um nível mais elevado de carboidratos, pertence ao grupo de frutas que deve ser consumido preferencialmente no café da manhã para elevar os níveis energéticos.

7. Abacate

AbacateTodos pensam que ele é rico em gorduras, mas poucos sabem que a maior parte dessa gordura é monoinsaturada, um tipo de gordura que é “saudável” e que não deixa elevar os níveis de colesterol no sangue e ajuda a proteger o seu coração e os vasos sanguíneos.

O seu benefício principal para quem quer perder peso, é encontrado no seu excelente valor nutritivo, que vai ajudar a manter você saciado durante mais tempo, ou seja, você tem tendência para comer menos quando está saciado. No entanto, o abacate é mais calórico do que a maior parte dos frutos, deve ser consumido com moderação e sem adição de açúcar.

O abacate é um alimento muito recomendado por prestigiados nutricionistas e muito popular no café da manhã de muitos famosos.

8. Frutas vermelhas (Berries)

Frutas vermelhas- berriesAs frutas vermelhas (conhecidas como Berries internacionalmente) é o nome atribuído a um conjunto de várias frutas, onde se destacam as amoras, framboesas, mirtilos e o já referido morango.

Estas pequenas maravilhas contêm baixos níveis de gordura, carboidratos e calorias, mas têm níveis elevados de fibra, minerais, vitaminas e antioxidantes. Numerosos estudos ligam estas frutas poderosas com uma variedade de benefícios para a saúde, desde a prevenção do câncer e problemas do coração até à perda de peso.

As frutas vermelhas devem constituir uma boa parte da sua dieta e podem ser consumidas a qualquer altura do dia.

Dica: Não se deixe limitar por esta lista. Na verdade todas as frutas acrescentam variedade e qualidade à sua dieta. O mais importante é saber quando e que quantidade deve comer.

Comentários - Deixe seu Comentário