Efeito Sanfona – Quais as probabilidades de você ganhar de volta o peso que perdeu?

Saiba como pode evitar os danos provocados pelo efeito sanfona e como pode ter sucesso a perder peso a longo prazo

Um pouco por todo o mundo, as dietas se tornaram um pouco como um hobby, e para algumas pessoas pode se tornar um bem caro. A cada ano milhões e milhões de pessoas começam uma dieta e gastam milhões a comprar comprimidos, shakes e planos de dieta entre outras coisas. Ainda assim, a maioria das pessoas que faz dietas recupera o peso que perdeu, e em muitos casos, ganha um pouco mais de peso. Esse fenómeno de engordar e emagrecer que parece não ter fim tem o nome popular de “efeito sanfona”.

Probabilidades de você cair no “efeito sanfona”

De acordo com Janet Tomiyama, uma estudante graduada em psicologia da UCLA nos EUA e co-autor de um estudo publicado em 2007 chamado “Psicologia americana” que investigou a eficácia da dieta como tratamento para obesidade, quase dois terços das pessoas que começam uma dieta recuperam o peso que perderam dentro de 4 a 5 anos. Mas os autores deste estudo acreditam que este número pode ser ainda maior, e a Universidade de Arkansas refere ainda que quase 95% das pessoas recuperam o peso perdido.

Danos provocados pelo “efeito sanfona”

Efeito Sanfona- GrandeVocê já deve saber que carregar excesso de peso não é bom para sua saúde, mas perder e recuperar peso repetidas vezes também não é saudável. Embora mais pesquisa seja necessária, o chamado “efeito sanfona” pode afetar a saúde do coração e aumentar o risco de acidente vascular cerebral e diabetes. Perder e recuperar peso repetidamente também afeta o sistema imunológico e pode afetar sua capacidade de combater infeções e resfriados.



Por que as dietas falham e o peso volta

Muitas dietas para emagrecer são irrealistas, restringindo severamente as calorias ou eliminando grupos inteiros de alimentos, o que torna muito difícil para as pessoas aderirem a essas dietas a longo prazo, e fazendo com que muitas pessoas voltem aos seus antigos hábitos alimentares depois de terem perdido peso. Algumas dietas consomem muito tempo ou são difíceis de acompanhar, exigindo-lhe que meça cuidadosamente porções, que faça contagem de carboidratos, proteínas ou calorias ou então comer em momentos muito específicos. As dietas também fazem com que seu metabolismo fique mais lento, e para continuar a perder peso você precisa comer menos ainda.

Dicas para ter sucesso a longo prazo

Se você quer perder peso e manter a boa forma, é preciso considerar sua dieta uma parte do seu estilo de vida e algo que vai fazer para o resto da sua vida. Deve apostar em uma dieta equilibrada, incluir um equilíbrio saudável dos alimentos de todos os grupos alimentares e, mais importante, os alimentos que você gosta de comer. De acordo com uma pesquisa que reúne informações de pessoas que perderam peso com sucesso e mantiveram a boa forma durante o resto da sua vida, constata-se que a maioria dos participantes seguem uma dieta baixa em calorias e com baixo teor de gordura, pesam-se semanalmente, assistem pouca TV e fazem uma hora de exercício na maioria dos dias da semana.

Comentários - Deixe seu Comentário