Como fazer uma Dieta Equilibrada para emagrecer?

Carne, Peixe, Ovos e Leguminosas

A carne, o peixe, os ovos e as Leguminosas (Feijões, lentilhas etc.) são alimentos ricos em proteína. São também boas fontes de ferro e vitamina B. Principalmente a carne. De forma a reduzir as calorias que você recebe das gorduras pode remover a pele do frango, remover também as partes mais gordurosas da carne e usar o mínimo de óleo possível para cozinhar os alimentos.

Você deve consumir pelo menos 2 a 3 porções de alimentos ricos em proteínas. Sendo uma porção equivalente a:

>> Pedaço de Carne ou Peixe aproximadamente do tamanho de uma lata de atum.
>> 3 a 4 Colheres de Leguminosas (Feijões, lentilhas etc.)
>> 1 a 2 Ovos
Inclua o peixe pelo menos duas vezes por semana no seu plano alimentar.

Cereais, Pão, Massa, Batata e Arroz

Os cereais, o pão, a massa e o arroz entre outros, fazem parte do grupo energético, onde estão inseridos os alimentos ricos em carboidratos. Este grupo alimentar deve fornecer cerca de um terço do seu total de energia diário. Tenha preferência por alimentos com carboidratos complexos: batata, arroz integral, cereais integrais, macarrão integral etc. Evite os carboidratos refinados: pão branco, as tortas, bolos, biscoitos, arroz branco e etc. Os complexos são ricos em fibra e vão fazer com que você se sinta satisfeito durante mais tempo, porque são absorvidos mais lentamente pelo seu corpo. Os carboidratos refinados são ricos em calorias, muito pobres no que diz respeito aos nutrientes essenciais e são rapidamente absorvidos pelo seu corpo, logo você vai sentir necessidade de comer mais.

Uma dieta balanceada deve conter cerca de 3 a 6 porções diárias de alimentos ricos em carboidratos. Uma porção é equivalente a:

>> Uma fatia de pão média ou 1 pão (Preferência integral)
>> 3 a 4 Colheres de sopa de cereais (Preferência integrais)
>> 3 a 4 Colheres de sopa cheias de massa (Também integral)
>> 2 a 3 Colheres de sopa cheias de arroz (Sim se possível integral)
>> 2 Batatas médias

Comentários - Deixe seu Comentário