Como fazer uma Dieta Equilibrada para emagrecer?

Frutas e vegetais

A fruta e os vegetais fornecem nutrientes essenciais como vitaminas e minerais, e contém muitos outros compostos que promovem uma boa saúde. Todos nós devíamos ter como objectivo aumentar a quantidade de frutas e vegetais nas nossas dietas, porque são volumosos e contêm uma grande quantidade de água, podendo assim ajudar a controlar sua ingestão de calorias.

Tente incluir entre 2 a 5 porções de Vegetais e 2 a 4 porções de Frutas. Uma porção deve pesar cerca de 70g a 90g e pode incluir frutos e vegetais frescos, enlatados ou congelados (Preferência frescos). Porção equivalente a:

>> Frutas inteiras, como uma laranja, uma pêra, uma maçã etc.
>> 1 Punhado de uvas
>> 2 Colheres de sopa de morangos ou framboesas
>> 1 Copo pequeno de suco de frutas
>> 1 Punhado de frutas secas
>> 2 a 3 colheres de vegetais (cenouras, brócolos etc.)

Leite e Produtos Lácteos

Alimentos como o leite, queijo e iogurtes são uma importante fonte de cálcio, bem como proteínas e vitaminas. Escolha versões com pouca gordura para reduzir a quantidade de calorias na sua dieta.

Aponte em torno de 2 a 3 porções de laticínios por dia. Sendo que uma porção é equivalente a:

>> 1 Copo de tamanho médio de leite
>> 1 Iogurte
>> 1 Pedaço pequeno de queijo

O Sal e Alimentos que contêm gordura e açúcar

Sal – Em média, nós comemos mais 50% de sal do que o nível recomendado, e mais de duas vezes a quantidade que realmente necessitamos. Estamos acostumados a comer alimentos que contenham sal, por isso para reduzir a quantidade que consumimos muitas vezes significa que temos de ajustar nosso paladar. Reduza bastante o consumo de sal, ao reduzir principalmente as comidas processadas que contêm grandes quantidades de sal, confira no rótulo as quantidades. Pode também cortar o sal da sua dieta ao preparar a sua comida a partir de alimentos frescos.

Alimentos gordurosos e açucarados – tais como batata frita, molhos cremosos, óleo, bolos, doces, biscoitos e chocolate, refrigerantes e álcool são alguns dos exemplos de alimentos ricos em calorias, mas relativamente pobres em nutrientes, como minerais e vitaminas. Você deve reduzir ao máximo o consumo deste tipo de alimentos.

Comentários - Deixe seu Comentário