MUSCULAÇÃO: Aumento de massa muscular engorda ou ajuda emagrecer?

É comum na nossa sociedade relacionar o aumento de massa muscular à musculação e a perda de gordura ao treinamento cardio. Esse pensamento leva muitas pessoas a acreditar que a musculação é inimiga de quem quer emagrecer, porque embora haja efetivamente uma pequena porcentagem de gordura que é eliminada ao fazer musculação, há também um aumento de massa muscular magra que dá a sensação que você está aumentando de peso.

Essa é uma das principais razões porque muitas pessoas pensam que a musculação engorda.

Ao ganhar músculo você vai ter um corpo bem mais atraente, no entanto, a sua balança pode mostrar que você está mais “pesado”. É aqui que surge a ideia errada de que a musculação não serve para emagrecer, pois o facto de você estar mais “pesado” não significa que você esteja mais “gordo”.

Isso acontece porque o músculo é mais pesado do que a gordura (por ser mais denso e compacto) e como resultado o seu peso pode se manter igual ou até em alguns casos aumentar. Logo o número que você vê na sua balança não é o melhor indicador da condição física do seu corpo. A balança pode dizer apenas o seu peso, mas não diz nada em relação à sua composição corporal: qual porcentagem você tem de massa magra e qual é de gordura.

Isso cria alguma confusão nas pessoas pois tudo o que elas querem ver é os números na balança baixando. Se esse for o seu caso, tenha em mente que o que realmente importa não são os números da balança, mas sim a forma como você vê e sente o seu corpo. Até ao observar a forma como as suas roupas vestem mais facilmente pode ser uma forma melhor de medir o seu progresso do que a balança.

Mesmo Peso Altura IMC resultados diferentesNo entanto, pode haver outras razões porque você está aumentando de peso ou não está conseguindo emagrecer com os treinos de musculação.

O aumento de massa muscular magra pode ajudar a aumentar o metabolismo e eliminar gordura?

Pode sim. No entanto, embora essa afirmação seja escrita com base na verdade, ela muitas vezes é exagerada por alguns especialistas. Isso acontece muito quando alguém está tentando vender um produto ou suplemento qualquer.

Enquanto possa ser verdade que ter mais massa muscular ajude a aumentar o seu metabolismo – e quando você tem um metabolismo mais acelerado o seu corpo queima mais calorias em descanso – o número de calorias pode não ser tão alto como muitos desses especialistas fazem você acreditar.

Com base nessa afirmação muitas pessoas pensam que a musculação por si só faz emagrecer ou vai fazer milagres e que vão até emagrecer enquanto dormem ou descansam. Por essa razão, elas continuam comendo tudo o que aparece na sua frente esperando que o aumento de metabolismo provocado pela prática da musculação elimine todas essas calorias que elas consomem em excesso.

Comentários - Deixe seu Comentário