MUSCULAÇÃO Emagrece por si só? Aprenda a Potencializar seu treino!

Musculação como forma de potencializar o emagrecimento

É certo que a musculação por si só constrói massa muscular magra e acelera o metabolismo, promovendo dessa forma a queima de gordura no nosso corpo, o que é muito bom para quem quer perder uns quilos extra.

E contrariamente ao treinamento cardio, que queima calorias apenas enquanto você está executando o exercício (seja corrida, bicicleta ou outro), estudos mostram que a musculação pode manter o seu metabolismo acelerado até 38 horas, o que quer dizer que você continua a queimar calorias muito depois de ter acabado seu treino.

Outra vantagem de incluir a musculação na sua rotina de treinos: se você fizer somente treino cardio, elimina gordura certamente, mas vai acabar perdendo também massa muscular magra. É por esse motivo que muitas pessoas ficam com um corpo flácido e esquisito quando perdem muito peso fazendo apenas exercícios aeróbicos.

Se optar por uma rotina de treinos que inclua também exercícios de força como a musculação você vai preservar ou até aumentar a massa muscular. Dessa forma o seu corpo vai ficar tonificado, bem durinho e atraente ao mesmo tempo que você perde peso.

FACTO: Diversos estudos mostram que os exercícios de força como a musculação podem ser uma ferramenta eficaz para emagrecer.

Mas a verdadeira questão é: A musculação por si só pode ajudar você a alcançar os resultados que pretende?

treino de musculaçãoA resposta é simples: Quando se trata de perder peso, tudo se resume ao número de calorias que entram e ao número de calorias que saem do seu corpo. Você pode fazer o melhor treino do mundo, mas se continuar consumindo mais calorias do que você gasta, não vai conseguir emagrecer.

Não menos importante é a sua condição física atual e os objetivos que pretende alcançar:

Se você quer perder dois ou três quilos e já tem uma alimentação relativamente boa a musculação vai certamente ajudar a alcançar seus objetivos.

Se você está bastante acima do peso ideal, se consome calorias em excesso e não tem uma dieta equilibrada a musculação por si só provavelmente não vai ser a solução ideal, porque você não vai conseguir eliminar mais calorias do que as que você está consumindo.

Então, se o objetivo é potencializar a perda de peso e depois manter o seu peso ideal, você deverá se preocupar com os seguintes aspetos.

Primeiro, você deve rever seus hábitos alimentares, porque tudo aquilo que você come vai ter um impacto crucial sobre todos os resultados do seu treino.

Segundo, o seu treino deve dar prioridade ao gasto calórico, fazer você gastar calorias, mas também procurar manter ou aumentar a massa muscular. Então o melhor será fazer um treino que consiste em realizar um número específico de séries, repetições e pesos de determinados exercícios de força, alternados com exercícios aeróbicos, aliados a uma boa alimentação.

Resumidamente: Você deve combinar o treino de musculação com uma alimentação cuidada se o objetivo for perder apenas alguns quilos e aumentar a massa muscular. Se está bastante acima do peso e tem que perder muitos quilos o ideal será combinar Dieta + Musculação + Cardio – Exatamente por essa ordem de importância.

Treino de musculação para emagrecer

Musculação emagreceO indicado será fazer 3 séries de 12 a 15 repetições por cada exercício, como explica a personal trainer Samantha Kopf. Já o peso ideal a usar em cada exercício, deve ser um que deixe o seu músculo cansado nas últimas 3 repetições. Se você chega ao fim das últimas repetições e não fica com o músculo cansado, então o peso está muito leve. Se você não consegue completar as séries então deve baixar o peso. Cada movimento do exercício deve ser feito devagar e de forma controlada.

Exemplo:

Supino (Máquina) – 3 séries de 12 a 15 reps
Leg Press – 3 séries de 12 a 15 reps
Remada (Máquina) – 3 séries de 12 a 15 reps
Cadeira Flexora – 3 séries de 12 a 15 reps
Desenvolvimento Máquina – 3 séries de 12 a 15 reps
Abdominais – 3 séries de 12 a 15 reps
Rosca Direta (para homens) ou Glúteos Máquina (para mulheres) – 3 séries de 12 a 15 reps
Panturrilha no Step – 3 séries de 12 a 15 reps
Tríceps Banco (para homens) ou Cadeira Adutora (para mulheres) – 3 séries de 12 a 15 reps

Agora que já sabe o fundamental fale com o instrutor da sua academia que ele vai ajudar você a traçar um plano de acordo com os seus objetivos, pois cada corpo é diferente do outro. Não perca mais tempo com dúvidas porque musculação ajuda realmente a potencializar o emagrecimento.

Comentários - Deixe seu Comentário