Será a Natação o exercício ideal para emagrecer? Veja seus benefícios

Saiba de que forma a Natação o pode ajudar a alcançar o corpo que deseja

A piscina pode não ser o primeiro lugar que você pensa quando quer ficar em forma, definir os músculos e fazer desaparecer a barriguinha.

No entanto, a natação é um dos esportes mais recomendados pelos médicos porque tem imensos benefícios para a saúde e ajuda a emagrecer.

Conheça aqui as suas vantagens e descubra se será o esporte adequado para inserir na sua vida e de que forma o pode ajudar a alcançar os seus objetivos.

Quais são os seus benefícios gerais?

Natação emagrece1 – Esporte de Baixo impacto. A natação é um dos esportes aquáticos que oferece exercício físico cardiovascular que não causa impacto nas suas articulações ou musculatura. Isso significa que você não necessita suportar seu próprio peso quando está a nadar numa piscina, o que torna esta atividade particularmente útil para pessoas que são obesas ou têm problemas em se movimentar.

2 – Desenvolve a capacidade cardiorrespiratória. Segundo um estudo realizado nadar melhora a resistência e a condição física em geral. Nesse estudo um grupo de homens e mulheres melhoraram o consumo máximo de oxigénio em 10% e o volume sistólico (quantidade de sangue bombeado a cada batida que indica a força do coração) em 18 % ao fim de 12 semanas praticando natação.

3 – Constrói massa e força muscular. As pessoas, particularmente os sedentários que não estejam habituadas a fazer treinamento de resistência, vão notar que os músculos ficam mais tonificados e com mais força. Segundo revela um estudo que um grupo de pessoas que treinou durante 8 semanas notou um aumento de 23.8% no seu Tricep (músculo do braço).

4 – Esporte para toda a vida. Nunca é tarde para se começar algo e a natação é o esporte ideal para praticar em qualquer idade. Por ser um esporte de baixo impacto não desgasta o corpo com o tempo e não é nocivo para a saúde. Existe um pouco por todo o globo centros com grupos de nadadores que chegam a ir até aos 100 anos de idade! Por exemplo Jack La Lanne nadou uma hora por dia até aos 93!

De que forma a natação ajuda na perda de peso?

nadar emagreceQuando você nada encontra bastante resistência natural da água. Os seus movimentos são desafiados e essa resistência criada pela água vai fazer você trabalhar todos os músculos do corpo e consequentemente gastar calorias.

Nadar pode ajudar a queimar 700 calorias por hora! A quantidade de calorias despendidas depende obviamente da intensidade. Quanto maior a intensidade do seu treinamento maior será a resistência provocada pela água e maior será o gasto calórico.

Em cada treino de uma hora com média intensidade estima-se que o gasto calórico seja de 500 a 650 calorias. Quantas mais calorias você gasta do que consome, maior será a perda de peso.

Alimentação e Natação

Se está começando a natação você rapidamente vai notar que seu apetite vai triplicar quando acaba seu treino! Por ser naturalmente desgastante você vai querer comer tudo que estiver na sua frente, quem nada conhece bem essa sensação.

Se o seu principal objetivo é emagrecer é muito importante seguir uma dieta boa e equilibrada e resistir à tentação de devorar tudo.

Consulte seu médico antes de começar e ajuste o seu treino de acordo com suas necessidades.

Comentários - Deixe seu Comentário