Primeira fase

Bem-vindo à primeira fase do nosso plano alimentar.
Relembro que toda esta informação é COMPLETAMENTE GRÁTIS.

O que distingue este plano alimentar dos outros?
O simples facto de nós nos preocupar-mos em chegar ao fundo de todo o processo, isto é, compreender todo o processo de emagrecer, perceber como é que o corpo perde peso.

Porque é importante compreender todo o processo?
Porque muitas pessoas conseguem perder vários quilos, mas como não compreendem como é que emagreceram, o que é que aconteceu com o seu corpo para que os quilos em excesso desaparecessem, elas voltam a engordar.

É aqui que muita gente falha. Assim sendo, a primeira fase é a compreensão deste processo – o que é que acontece para o corpo perder peso? Como é que acontece ? Porque é que acontece? E ainda mais importante, o que é que se pode fazer para que isso aconteça.
Vamos começar?
_________________________________________________________________________________
A importância das Calorias

Numa breve descrição, para aqueles que não fazem ideia o que são as calorias, podemos dizer com toda a certeza, que é o aspecto fundamental de todo o processo de emagrecimento.

As calorias são a energia que os alimentos fornecem ao nosso corpo para que este possa funcionar e desempenhar diversas funções. Tudo o que você come e bebe, contém calorias.

Do mesmo modo que tudo que você faz, cada passo ou movimento, queima calorias. Mesmo que você esteja parado o dia inteiro, o seu corpo queima calorias para se manter em funcionamento.

O que é que as calorias têm haver com emagrecer?

Vamos lá…é bastante simples perceber, agora que você sabe que estas são a energia proveniente dos alimentos que vão permitir ao seu corpo desempenhar as mais diversas funções. Veja o seguinte exemplo:

Se você estiver o dia todo sentado sem se mexer, o seu corpo irá precisar de X calorias, digamos 2000, para desempenhar determinadas funções. Porém, se nesse mesmo dia em que está sentado, você ingerir alimentos com um número de calorias superior aquele que o seu corpo precisa para funcionar, digamos 2500, o que é que acontece com as calorias em excesso?

EXACTAMENTE. Essa energia que não é usada, as 500 calorias que o seu corpo não precisou, estão em excesso e vão naturalmente transformar-se em gordura – obviamente você engorda.

Se você ingerir menos calorias do que as que o seu corpo precisa para funcionar, este vai recorrer á energia acumulada (mais facilmente conhecida por gordura) para desempenhar as suas funções, consequência -> VOCÊ PERDE PESO.

Se quer perder peso de forma natural é importante saber a sua Taxa Metabólica Basal (TMB). Isto é, o número de calorias que o seu corpo precisa para funcionar no dia-a-dia. Ao saber esse número, você sabe exactamente de quantas calorias ele precisa para funcionar e assim pode ingerir menos calorias para que possa efectivamente emagrecer.
__________________________________________________________________________________

Metabolismo Basal

Existem algumas calculadoras que seguem uma fórmula matemática para determinar a Taxa de Metabolismo Basal. Estas calculadoras baseiam-se em vários factores como a idade da pessoa, o seu peso actual e a sua altura, e podem integrar outro tipo de factores importantes como o nível de atividade física para determinar a TMB. No entanto, duas pessoas podem pesar exactamente o mesmo, ter a mesma idade e altura e ainda assim a sua TMB ser ligeiramente diferente.
__________________________________________________________________________________

Proteínas, carboidratos e gordura

O número de calorias que entra no seu corpo através dos alimentos são o aspecto mais importante para perder peso, mas a fonte dessas calorias não deixa de ser menos importante.

Estas são as 3 grandes hipóteses no que diz respeito a fontes de calorias, são estas as Proteínas, carboidratos e gorduras. Apesar de tudo o que a industria lhe possa ter dito, o seu corpo precisa de todas elas, umas em maior quantidade que outras, mas ainda assim todas são importantes.

Na próxima fase do nosso plano alimentar você vai aprender a integrar no seu plano as quantidades exactas destes 3 tipos de Proteínas, carboidratos e gorduras que o seu corpo precisa para funcionar de forma correcta e saudável, bem como os alimentos que os contêm.

_____>> Segunda Fase – Crie a sua própria dieta >>_____